Pesquisar este blog

1 de maio de 2011

Stress é uma doença?


O stress é o mal que vivemos atualmente. Porém, há dois tipos de stress um bom e o outro ruim:  o primeiro, é o stress natural em que o organismo arma-se de adrenalina para enfrentar uma situação ameaçadora ou algum problema em que precisamos encontrar uma solução. O segundo vivemos em constante tensão, principalmente nas grandes cidades. A falta de segurança, o custo de vida, dificuldades financeiras, desemprego, doenças prolongadas na família, separações afetivas, frustrações, experiências ameaçadoras, perdas emocionais são algumas das situações que nos deixam nervosos e bem tensos. Podemos compreender, então, que  stress é um conjunto de reações do organismo as agressões físicas, emocionais e psíquicas que sofremos diariamente em nossas vidas.

Quando vivenciamos o stress ruim, o corpo físico reage negativamente alterando as funções fisiológicas. O sono fica agitado, as tensões musculares tornam-se frequentes, desordens digestivas como gastrite e a úlcera tornam-se habituais, o sistema imunológico enfraquece, originando gripes e resfriados recorrentes e os níveis de pressão arterial oscilam periodicamente. Caso, o organismo permaneça nessas condições por tempo demasiado, ele ficará tão exausto que desencadeará desordens emocionais, como: irritabilidade, alteração do humor, ansiedade, angustia e depressão. Viver sob condições de continuo stress é bastante prejudicial, um inimigo implacável gerador de doenças em nosso organismo.

As essências florais são bem eficazes no combate ao stress, pois auxiliam o desenvolvimento de mecanismos de defesa do organismo contra esse estado, além de possibilitar à compreensão dos conflitos emocionais, capacitando as pessoas a buscarem qualidade de vida.  Contudo, a prevenção e o tratamento do stress também podem ser trabalhados através de outras técnicas terapêuticas, como: a homeopatia, a psicoterapia, a acupuntura, a fitoterapia, a massoterapia, o shiatsu, a yoga, a dança ou o canto. O importante é escolher o caminho que mais agradar, pois desejamos viver bem e em harmonia.                                                           

Paula Dornelles

Nenhum comentário: